Páginas

Páginas

08/05/2016

EXT - Um dia a evolução não precisará mais de nós (Anthony Hal)



Título: EXT - Um dia a evolução não precisará mais de nós
Autor: Anthony Hal
Páginas: 204
Venda: Livraria da Schoba (www.livrariadaschoba.com.br)

Sinopse: No início do século XXI a ciência afirmava que entre os anos de 2020 e 2050 a capacidade de processamento de sistemas cibernéticos criados

pelo homem alcançaria a capacidade de processamento da mente humana em seu atual estado de evolução. Também no início do século XXI a ciência dava início a revoluções que para sempre mudariam a estrutura da civilização humana.
Após o século XXI várias das promessas da ciência se tornaram realidade, e muitas ameaçavam se tornar pesadelos. A evolução da natureza humana não acompanhou a vertiginosa evolução tecnológica que a espécie experimentou, e apesar das possibilidades disponíveis, os problemas sociais e conflitos se agravaram e a desigualdade social se tornou também uma extrema desigualdade de acesso às maravilhas tecnológicas.
Neste momento crítico da história da humanidade, ocorre o nascimento de uma forma de inteligência artificial singular, capaz de fazer uma assombrosa descoberta sobre o papel da humanidade, e sobre o seu próprio papel na história do universo, frente aos possíveis futuros que ambas as formas de vida podem enfrentar. Criada para destruir todos os humanos, essa mente cibernética avançada demonstra ao seu mentor que ao contrário do que ele imaginava o seu nascimento e o projeto que eles criarão, representam exatamente o crítico passo evolutivo que a vida neste planeta estava aguardando.
É possível que exista um objetivo para a existência da vida no universo, e é possível que haja um futuro para a evolução da vida que surgiu no planeta Terra dentro deste contexto. Mas é provável que, ao contrário do que pensa de forma ingênua a mente humana, este não será um futuro humano.

Anthony Hal sempre gostou de ler muito desde criança, e quando adulto se apaixonou pelos temas: evolução, extinções em massa do passa- do da terra e inteligência artificial. De tanto ler livros e artigos que tratam sobre o impacto das tecnologias no futuro humano, resolveu escrever um texto de ficção científica que aborda temas polêmicos como a manipulação genética, o uso da nanotecnologia como arma e a possibilidade de que o surgimento de uma forma.

Bom, eu levei uma década para fazer esse post porque estou estudando de segunda a sábado, as vezes tenho aula até no domingo (sim, é verdade). Entretanto, antes tarde do que nunca! Hahaha.

A diagramação ficou -SENSACIONAL-, a capa é maravilhosa


Para os fãs de uma boa trama fictícia EXT, é uma leitura instigante da busca incessante pelo mal. 

"Sabendo de todas essas coisas, o homem do passado lembrava-se de seu "incidente" e parecia compreender como mais ninguém na face da Terra o poder do mal.."

Depara-se com algumas críticas na obra, algo que já esperava que teria:

"Mas, é claro, regras são coisas tolas que as sociedades inventam para dar às pessoas alguma ilusão sobre a benevolência do poder que controla suas vidas, dar esperança de dias melhores..."



De certa forma não sei como me expressar e comentar sobre esse livro (sou a senhora spiler, ou seja, não falarei muito para não estragar o -TCHAAAM- do livro. Tem que ser surpresa para os futuros leitores). 

É impressionante a genialidade do autor na narrativa, finalizo recomendando a obra e uma ótima viagem ao mundo caótico do Homem do passado.

"O homem do passado esperava contar com o elemento de desconhecimento e desinformação. Outros tipos de nanobots já haviam provocado problemas no passado recente..." 

"Muitos se viam agora apena como fantasmas, mentidos vivos por um monstro..."


4 comentários:

  1. Achei a premissa desse livro bem legal. Fiquei curiosa

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Gostei da resenha, apesar de não ser meu gênero favorito. A premissa é interessante.

    Beijos!

    Cintia
    http://devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Achei a proposta do livro bem audaciosa. Confesso que a trama não chamou minha atenção única e exclusivamente pelo fato de eu não gostar do gênero.
    A capa está bem bonita mesmo.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem ???
    Já tinha ouvido falar desse livro antes, lembro de que na primeira vez que me deparei com esse livro eu fiquei super curiosa para saber mais e mais informações sobre essa obra !!!
    Gostei muito da sua resenha, me deixou com ainda mais vontade de ler esse livro. Sou apaixonada por ficção científica, não resisto a uma obra do gênero, sendo assim não poderia deixar essa história fora da minha lista !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir