Páginas

Páginas

30/04/2015

RESENHA - Memórias de Julho

Oi pessoas, hoje trago uma resenha mais do que especial, é do livro MEMÓRIAS DE JULHO, das querida escritora Jéssica Figueiredo, que me deu a incrível oportunidade de conhecer o seu trabalho.

O livro no geral é lindo, a capa é maravilhosa, a diagramação está ótima, sem contar que em cada página tem ilustrações, e também contém desenhos em alguns capítulos. O tamanho da letra está ótimo, nem muito grande nem muito pequena. É uma leitura rápida e agradável. Durante as 334 páginas você vai se encantar a capa palavra lida.


 Espero que curtam a minha indicação.

Memórias De Julho - No ano 1992, Recife, um grupo de amigos com oito anos (Marcos, Mari, Mila, Juan, Lucas), se encontram numa cabana em suas férias. A alegria de ser criança é compartilhada por todos, assim como a vontade de permanecer juntos. De um pedido surge a promessa de enterrar seus desejos e suas fotos em um baú todos os anos seguintes. Durante seis anos a promessa é mantida e todos percebem o quanto cada um foi importante durante todo esse tempo. Em julho de 1998 o destino acaba por separá-los. Quatorze anos depois, 2012, Marcos se vê sozinho e em posse do baú. Durante todos esses anos no mês de Julho ele sonha com os tempos vividos naquela cabana. Mas algo estava errado, os sonhos não eram normais. E Marcos então saí a procura dos antigos amigos que havia deixado para trás. Memórias de Julho lhe fará sentir saudade tanto de sua infância como de seus antigos amigos. Mostrará que o tempo pode fazer conosco e o que é verdadeiro fica. Principalmente o amor e a amizade.
Não sei bem por onde começar com essa resenha haha. Memórias de Julho foi simplesmente um livro que acabou me marcando, foi um livro no qual me fez pensar em diversos momentos do passado, me fazendo sentir saudades da infância. Eu não tenho palavras o suficiente para descrever o quão significativo ele se tornou para mim. 


É um livro no qual remete a inocência e a doçura de uma criança, e o quão valiosa é uma verdadeira amizade. Assim somos apresentados aos 5 amigos: Marcos, Camila (Mila), Mariana (Mari), Juan e Lucas. Todos estavam na segunda série do fundamental, e moravam uns perto dos outros. Nas férias de julho era a época mais significativa para eles, pois sempre se encontravam em uma cabaninha que o pai de Marcos construiu em um terreno de sua antiga casa.

"A cabaninha era feita só de madeira, mas nós a enfeitamos do nosso jeito. Tinha pôsteres de personagens e cantores favoritos nossos..."

O grupo de amigos resolveram a partir de uma foto tirada para lembrarem de um momento vivido por eles, que em todas as férias de julho eles tirassem uma foto e colocassem em um baú, junto com a foto eles colocariam também desejos e depois enterrariam o bauzinho. 

"Ok. Então escrevemos um desejo esse ano e depois quando tivermos 10, depois 12, depois 14, depois 16 e assim por diante."

No decorrer do livro nos deparamos com os mais diversos acontecimentos, que é impossível não dar uma boa gargalhada, como por exemplo quando Mila simplesmente fica sem rumo quando é convidada para o 'Chá de bebê' do irmãozinho de Marcos que estaria por vir:

  • - Coitadinho. Que crueldade - ela soluçava.
  • - O que foi? - dessa vez quem falava era Mari. Ela estava alarmada.
  • - Vão fazer chá com o seu irmãozinho... - Ela já estava começando a falar direito com o aparelho...

É impossível não se encantar com o jeito 'bobo' de Mila, e não se divertir com as traquinagens dos meninos. Também iremos nos apaixonar pelos casais mais fofos que irão se formar: Marcos e Mila, (Ele amava os grandes olhos de jabuticabas da menina)... Juan e Mari (formavam o casal mais certinho que se poderia imaginar, porém, não deixavam de ser fofos rs'). Já Lucas depois de vencer a balança, e com a ajuda de seus amigos se tornou um garoto esbelto, e que não era apenas de uma, mas sim se várias garotas... 

  • - Aaaaaarrrr! Parem com isso vocês todos! Podemos ficar sem beijinhos e palavrinhas açucaradas por algum tempo?
  • -Quando você começar a namorar não vai reclamar - Juan falou.
  • - Lógico que não, pois sou de todas. - disse dando uma piscadela. 


O destino acaba pregando uma peça, e que acabaria mudando a vida de todos, a partir daquele momento os inseparáveis amigos, seguiriam cada um seu rumo. Anos vão se passar, e caberá a Marcos tentar reunir novamente os amigos, para que possam abrir o baú e finalmente poder ler os desejos. Muitas coisas surpreendentes irá acontecer durante esse percurso. Você irá se surpreender com o rumo que cada uma daquelas crianças tomaram para a sua vida adulta.

" Mas e aí, por que stripper? - Mari começou o interrogatório."
 É uma leitura tão suave, você vai se apegar do início ao fim. Vai rir, vai se apaixonar, vai se emocionar... Recomendo a todos Memórias de Julho, aposto que esse livro irá te levar de volta ao passado, te fará lembrar da mais doce época de suas vidas, e lhe mostrará que quando temos amigos de verdade ao nosso lado somos mais felizes. 

" Estamos juntos novamente - todos falaram em coro."

" Não era só o seu desejo e sim o desejo de todo mundo se manter junto, certo? Tínhamos que cumprir o desejo que todo mundo queria. Tínhamos que fazer esse desejo em especial se tornar realidade." 






33 comentários:

  1. Conhecia o livro apenas pela capa, mas sua resenha me ganhou, Joice.
    Parece ser o tipo de livro que nos pega de jeito por causa de sua doçura. Com certeza lerei.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha e achei linda a capa do livro!
    Eu adoro esse tipo de leitura mais suave, já vou anotar o nome do livro pra comprar depois.
    Beijos ♥
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  3. Joice, que história linda.
    Fiquei encantada e muito curiosa para ler o livro.
    A capa também é muito bonita.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeei a resenha, confesso que nunca tinha ouvido falar nem ao menos visto a capa, mas fiquei interessadaaa!

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, Joice *--* que resenha linda <3
    O estilo das imagens nas quotes ficaram muito fofas e perfeitas para o livro :D
    Cada personagem teve a sua personalidade :D Juan era o mais retraído, Mari a mais certinha, Mila a bobinha :D Lucas o mais atirado hahagah e Marcos o mais dependente da amizade de todos :D
    Amei, amei <3
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Achei super fofo o livro, parece ser muito bom. Tenho amigos de infância até hoje, mas não nos vemos mais como antes :/

    Beijos <3 BLOG TANAMODA / MEU ESPAÇO NATURA

    ResponderExcluir
  7. Oie Joice! ^^
    A resenha sua ficou linda! *-*
    Não conhecia a história ainda apesar de já conhecer a capa do livro, como toda boa leitora fico pesquisando capas de livros as vezes, então já havia visto a mesma que por sinal é linda.
    Fiquei bastante curiosa para conhecer esse grupo de amigos e ver como eles cresceram! :) Deve ser emocionante.

    Beijooos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Joice, tudo bem?
    Eu adoro histórias que são narradas do ponto de vista de personagens infantis. Acredito que esse fator traz toda uma delicadeza e pureza para o texto o que realmente me encantada. Fiquei curiosa para saber o desfecho final da história desses amigos.
    Parabéns pela resenha.

    Beijão,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha, ficou muito legal o post <3
    O livro parece ser ótimo!
    Um beijo

    Dicas para todas

    ResponderExcluir
  10. Fiquei com muita vontade de ler esse livro. A hist´ria parece ser muito boa. Gosto de livros que falem de amizades de infância e o enredo me pareceu se diferente do que estou acostumada a ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Essa capa é mesmo muito linda! Me apaixonei por ela desde a primeira vez em que a vi! Adorei sua resenha e apesar da história parece ser bem leve, o livro continua na listinha :3

    Histórias com amizade são tudo ♥

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa

    ResponderExcluir
  12. Oi, Joice!

    Adorei a história! A infância é uma época tão bonita e, o mais importante, a época mais inocente de nossas vidas! As amizades que fazemos na infância são livres de interesse, é amizade na sua mais pura essência!
    A capa é muito singela, dá pra perceber a delicadeza do livro nela!

    Beijão
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Oie!! Eu acho linda essa capa e a premissa de nostalgia que o livro oferece é bem encantadora. :D
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  14. Que capa linda, adorei a resenha , a historia relatada no livro é linda
    http://eesmaltecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. AI MEU DEUS, tô fechando essa aba pra ir encontrar esse livro. ♥

    Beijinhos! • Amanda Vitória Blog

    ResponderExcluir
  16. Parece incrível mesmo. Amo livros com ilustrações, hoje em dia está cada vez mais raro né?!
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Não conhecia o livro e provavelmente não o lerei pois a historia não me chamou muito a atenção. Apesar disso, adorei sua opinião.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  18. Nossa!! Lendo um trechinho do resumo do livro me veio a mente um filme, infelizmente crescemos e algumas pessoas ficam apenas em nossas lembranças, pessoas ao qual crescemos juntos, tínhamos liberdade de abrir a geladeira na casa. Muito legal a dica de livro.

    www.purpurinanasvaidosas.com.br

    ResponderExcluir
  19. Como não tenho paciência para ler livros, adoro suas resenhas flor ai da pra saber mais ou menos como é o livro (;

    | A.B Esmalte & Arte |

    ResponderExcluir
  20. Oi Joice!
    Histórias de amizade conquistam, né? Acho que sempre dá pra se identificar, pois acredito que todos já tenhamos nos afastado de alguém da infância. Gostei da resenha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Oie Joice =)

    Não conhecia o livro, mas fiquei bastante encantada com a premissa.
    Adoro narrativas que tenham esse toque de nostalgia *-*
    Dica anotada!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  22. Parece muito legal...como eu queria mais tempo e vontade pra ler viu.
    Amei a dica.


    Bjim ...
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
  23. Oii Joice, tudo bem??? Que linda a sua resenha. Tenho o e-book desse livre o preciso dar um jeito de ler logo, todos falam muito bem dele :)
    Um beijão e parabéns pela resenha :)
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Que história mais fofa, dá vontade de relembrar nossas antigas amizades também!

    Uma ou Outra | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  25. Gostei desse livro, não conhecia.
    Adorei a capa.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  26. Oi Joice!
    Não conhecia esse livro, mas me encantei pela premissa. Parece ser uma história muito fofinha e gostosa de se ler. Gostei bastante e se tiver a oportunidade, vou lê-lo sim.
    A capa é muito lindinha!

    Beijos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  27. Fiquei nostálgica só de ler a resenha, imagina o livro. A gente começa na história deles e daqui a pouco tá recordando todos os amigos que teve na infância né

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Para Sir Philip, Com Amor", vem conferir!

    ResponderExcluir
  28. Oi, Joice! Confesso que amei o livro, e já marquei que quero ler lá no Skoob! Sinto falta de histórias como essa, e fiquei surpresa ainda mais por ser um livro nacional. Parabéns à autora!

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  29. Oii...
    Eu não conhecia esse livro, mas adorei a capa, é lindinha!
    E a sua resenha me deixou curiosa com a história, vou adicionar na minha listinha de leitura.
    Beijinhos ;**

    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
  30. Oi Joice, tudo bem ???
    Menina, que resenha maravilhosa !!! Eu pude sentir que você realmente adorou a leitura, deu para perceber, através das suas palavras, que esse livro é muito tocante e belo. Simplesmente amei sua resenha !!!
    Com toda certeza eu leria esse livro. Adoro livros que nos façam lembrar de outras épocas de nossas vidas, que nos tragam de volta como é belo ser criança. Acho que me apegaria muito a ele, rsrsrs.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  31. Não conhecia o livro ainda flor, amei a resenha super completa, fiquei com vontade de ler
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir