Páginas

Páginas

09/12/2014

RESENHA - Filho

ENTREVISTA POR: JOICE OL.
 RESENHA POR: ALE CORDEIRO

Hoje estamos trazendo uma entrevista super bacana do escritor Róbson Lousa, no qual adoramos ter uma breve entrevista com ele. Além de tudo ele é super simpático. 


Confiram




-O QUE TE INSPIROU NA CRIAÇÃO DA OBRA?

- Acho muito interessante a história por trás de "Filho". Eu estava em uma igreja na véspera do Natal, em determinado momento, vi dois jovens, provavelmente amigos, se abraçando e chorando, e foi suficiente.
No próprio livro há esta cena, embora descontextualizei e transferi para outro local. Geralmente são coisas simples que me inspiram e gosto de transcrever a inspiração no corpo da história, como é o caso de "Filho", "Fuga", a inspiração foi um trecho de um livro de Dan Brown, "Pais & Filhos" que foi uma fofoca... Quanto ao "Charada", não consigo me lembrar o que me inspirou, mas provavelmente algo que poderia passar despercebido, porém me chamou a atenção.


-ATÉ QUE PONTO PRETENDE CHEGAR COM OS LIVROS?

- Realmente não sei. Não gosto de criar expectativas e as que crio gosto de guardá-las para mim. Gosto de escrever, gosto da liberdade que a escrita me proporciona e ao mesmo tempo penso estar contribuindo com algo para com os outros (acho isso o mais importante), então, pretendo escrever até for possível, aonde irá chegar "nem os olhos podem ver".

-TEM MUITOS PROJETOS PELA FRENTE?

- Atualmente, com a universidade, está um pouco difícil de continuar a escrever, mas as férias me ajudam com isso. Tenho inúmeras histórias em minha cabeça, prontas para sair, mas, como a escrita não é apenas inspiração, estão apenas em minha mente rsrs. Geralmente escrevo contos, crônicas, raramente sai um poema, mas é o que consigo na correria da universidade. As férias estão chegando, o que será ótimo.


-COMO SE SENTE QUANDO VOCÊ VÊ QUE AS PESSOAS ESTÃO GOSTANDO DO SEU TRABALHO?

- Não há palavras para descrever... Saber que aquilo que saiu de você, você se dedicou tempo, estudo, pesquisas, está sendo reconhecido é muitíssimo gratificante e incentiva, inspira a continuar... Recebi um texto certa vez me parabenizando por "Filho", o texto dizia que ele era o livro preferido da autora do texto e citou os motivos, senti meu coração dar voltas, uma sensação indescritível, pulei, gritei... É realmente gratificante.


-COMO LIDA COM AS CRÍTICAS, SENDO ELAS CONSTRUTIVAS OU NEGATIVAS?
- Críticas sempre haverá, faz parte da vida. Eu mesmo gosto de criticar bastante, faz parte de mim. Porém existem tipos e tipos de críticas. As construtivas e bem fundadas me deixam feliz, eu vejo que o leitor se dedicou um pouco em minha obra e quer que eu melhore. Não sou perfeito e cometo erros e as críticas construtivas me ajudam a reconhecer meus erros e evitar cometê-los novamente. Quando a críticas sem embasamento, elas me entristecem muitíssimo! Você demora tanto tempo para escrever aquela obra para que o leitor nem ao menos explique o motivo por não ter gostado, ao que determinada característica da narrativa não ficou boa, sendo que muitas vezes é apenas uma questão de gosto ou há algo intencional (o que mais entristece é saber que o leitor não conseguiu ver a minha intenção). Quanto a elas, apenas ignoro! 


RESENHA: Então, sumi né? Mas eu voltei...
Andei lendo muito durante esse tempo que fiquei afastada e entre eles está o que vou resenhar hoje "Filho" trás a historia de um personagem principal que você nunca irá descobrir o nome (isso mesmo nunca, nunquinha) e temos Pedro sim na verdade 2 "Pedros" (ou Pedro pai e Pedro filho como preferir,) e entre outros personagens. 

Se você curte um livro com vampiros esse eu recomendo, é contada por um menino que acaba vivendo tudo ao lado de um grande amigo que faz tudo por ele, bem tudo mesmo ele mata e morre (literalmente) por ele.

Quando na cidade começa a dar um surto de vampiros e a "legião do bem" contra a "legião do mal" tudo por um desentendimento passado, de tempos em tempos vindo de 2 irmãos tudo começa a ser desenterrado e cabe a esses amigos salvar a todos. 

Bem, mas vamos do começo né, anos antes os irmãos eram na verdade 3 filhos de um pai pobre porém, ao ver o sofrimento dos filhos o pobre homem tenta de tudo poder dar o melhor para eles, mas tudo da errado e ele é separado dos filhos, anos depois ele volta, mas acaba encontrado seus filhos mais felizes do que antes e com uma família nova, se vendo sozinho o cara vai para uma caverna no fim da cidade, mas acaba contraindo um vírus, ele totalmente movido pela raiva vai atras de seus filhos, mas acaba fazendo o pior mesmo arrependido já é tarde de mais. 

Com o passar dos anos toda essa "guerra" continua até chegar nos 'tempos presentes" do livro ai sim a historia começa a esquentar por que ai a batalha é traçada e talvez um herdeiro venha para colocar um ponto final. 

 Um mistério atras do outro, carregado de batalhas, é um livro muito emocionante que vai te prender do inicio ao fim e te faz pensar duas vezes se seu vizinho é ou não um vampiro. É isso espero que tenham curtido, eu adorei o livro super mega interessante então se gostou corre lá e pegue do teu amigo (muhahahaha) ou melhor compre o seu e garanta ele divando na sua estante (melhor né). 

3 comentários:

  1. Ótima entrevista Joi, sabe já pensei em fazer alguma, mas não faço ideia por onde começar e ainda agora que minha vida ta uma loucura, mas logo logo irei fazer sim hahaaha

    Victor N. Souza| Criador do blog Victor Reads.
    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Joi querida! Minha xará! Adorei sua entrevista como sempre! Não conhecia o livro nem o autor, mas adorei conhece-los!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  3. Ei Joi, como vai°
    Adorei a entrevista de hoje.. Super me identifiquei com várias questões, principalmente a das críticas. Tenho um pensamento muito similar ao do Róbson!
    Espero que a jornada dele seja iluminada <3

    Beijo grande ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir