Páginas

Páginas

01/08/2014

RESENHA - Meninas de 30

Hoje estamos trazendo para vocês a resenha do livro "Meninas de 30" da escritora Roberta de Souza(ela foi muito atenciosa com o blog, e em muito breve estaremos sorteando um exemplar do livro dela autografado), vou logo começando com a minha opinião sobre o livro: Ele é uma leitura bem rápida, descontraída e em diversos pontos além de te fazer rir vai te passar inúmeras lições que devemos levar para nossa vida, acho que ao menos todas as mulheres deveriam de ler ele (não somente as mulheres, creio eu que também os garotões deveriam de ler, pois assim poderão conhecer um pouco mais do que se passa na cabeça de nós mulheres). A autora soube unir o útil ao agradável, são 136 páginas muito bem trabalhadas. O livro não é aquele tipo que a história é repleta de "MIMIMI", acho que esse é mais um dos motivos do qual adorei o livro.

Eu também meio que vi que os surtos, as loucuras que há na Nina também acaba acontecendo comigo, haha' (porém sou uma pessoa mais calma, mais na minha u.u')
SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A ESCRITORA AQUI.


ENTREVISTA
- O que te inspirou a escrever a história?
Bom... aos 29 anos, casada há quatro, eu me vi em um dilema. Não sabia se minha insatisfação vinha realmente de meu casamento (visivelmente descendo a ladeira) ou se era os 30 chegando... Só sei que passei por um período muito difícil de dúvidas. Sentia uma necessidade enorme de sacudir minha vida. Então criei coragem e mudei tudo. Me separei, fiz dieta (eu estava enorme! Tá, tudo bem... ainda to bem gordinha...rs) e fiz de tudo para lidar com minha síndrome dos 30. Como assim já chegaram os trinta???
Para aliviar toda essa pressão resolvi escrever o Meninas de 30. Joguei nele todas as minhas angústias e anseios, e fui criando a história. O início do livro tem muito de meu, mas Nina foi tomando vida própria e a história acabou se afastando. Assim minha cria nasceu. 
O Meninas de 30 é um belo espelho, não só da minha vida, como da vida de muitas meninas que participaram da história, seja como inspiração ou com depoimentos reais.

- Qual reação você tem vontade causar no leitor?
Bom, como uma leitora compulsiva assumida, ao resolver escrever o livro, busquei o tipo de linguagem que eu gosto de ler: solta, leve, como uma conversa entre amigos. Trabalho Há muitos anos no ramo editorial, vi muitas histórias serem criadas e jogada aos leões. Portanto procurei ser o mais cuidadosa possível com minhas queridas meninas.

- Como lida com as críticas, tanto construtivas como destrutivas?
Qual escritor gosta de crítica negativa? Acho que nenhum né?
Mas tive muita sorte. Não recebi nenhuma crítica realmente ruim. 90% delas foram agradáveis, verdadeiros afagos. Tive duas lindas surpresas com o livro: A benção de um crítico literário que admiro muito (que esteve em meu primeiro lançamento, imagina minha felicidade!) e a aceitação dos homens. Recebi tantas mensagens legais deles! Foram surpresas maravilhosas!

- Qual mensagem você imagina passar com seu livro?
Procurei mostrar as meninas de 30 que caminham por aí que elas não estão sozinhas, nem enlouquecendo... Estamos juntas nessa. Nós mulheres temos anseios e experiências bem parecidas. não acha?

- Tem muitos projetos pela frente?
Tenho claro! Jornalista incansável em minhas buscas nunca paro! rs O meninas de 30 II está no meio do caminho. Também estou organizando uma biografia bem legal. Além de meus cursos acadêmicos, meu site de cultura (Mix Cultural), minha coluna literária no jornal Tanguá Notícias, e tantas outras coisitas que eu faço... Geminiana terrível! Mas fazer o que? não consigo ficar parada... 

- Deixe uma mensagem final para quem acompanha o blog !!
Nunca desistam dos seus sonhos. Essa frase é realmente bem clichê, mas nela se guarda uma enorme verdade. Os sonhos alimentam nossas almas. Sem eles, apenas passamos pela vida. Por mais difícil que seja, por mais que a batalha seja dura, o dia de amanhã pode sempre chegar com maravilhosos milagres! O importante é acreditar! Acredite sempre! Tudo o que você precisa está ai, bem guardadinho, dentro de você! 


SINOPSE: Marina, uma jovem balzaquiana, divide com os leitores suas ânsias, seus medos e duas loucas experiências.
Ao completar trinta anos, ela descobre outra mulher dentro dela – a Doida. Esta doida coloca Marina em situações cômicas e inusitadas. Além disso, ela resolve mudar toda sua vida e recomeçar. Tarefa nada fácil.
Amores, amizades, dúvidas, encontros e desencontros marcam o compasso da história. Qualquer semelhança não é mera coincidência...

Mulheres de Trinta é um livro leve e descontraído que retrata através de crônicas bem-humoradas façanhas de balzaquianas dos dias atuais. 
Mulheres meninas cheias de brilho e também repletas de angústias tão comuns no mundo contemporâneo. 
Roberta de Souza coloca luz sobre personagens que permeiam nosso cotidiano e, de uma maneira muito divertida, revela ao leitor aquela amiga desajeitada, o tio do interior que oscila entre a sanidade e a demência, o cafajestezinho insistente da noitada. 
Ela também traz à tona uma figura muito presente na vida da mulher, seu alter-ego, crítico, ácido, honesto e enlouquecido! 
Todo texto é construído com uma linguagem fluída, com a presença constante de diálogos, uma nítida influência das mídias digitais, inerente a essa geração. 
Formato e conteúdo fazem de Mulheres de Trinta um livro divertido para balzaquianas de qualquer idade. 




RESENHA: Tudo começa com Marina mais conhecida como Nina, a protagonista ela narra toda a sua história de uma forma bem hilária, dentro de si(ou seja ela mesma, algo bem lá do fundo de sua cabeça) "uma voz" que sempre fala consigo mesma, ela acabou apelidando essa voz de "A Doida". Nina é uma recém-separada bem piradinha (ela se casou aos 20 e poucos anos, tinha inúmeros planos e sonhos... até que...), e A Doida que vive dentro dela sempre vive se debatendo metendo-a em diversas enrascadas, no desenvolver da história ela vai narrando acontecidos, ela vai apresentar-lhes personagens carismáticos como por exemplo o seu tio avô(ele é o tipo de "velhinho tarado" muito divertido que vive em uma casinha no interior) ele é conhecido como Velho Graça, apesar de tudo é um velho muito sábio.

Nina é o tipo de mulher vivida, que teve diversos amores no decorrer de sua vida, no enrendo ela também irá te apresentar suas fiéis amigas, mãe, irmãos, sobrinhos e assim vai... Estava quase me esquecendo, de mencionar seu colega de trabalho super mega gato é gay, que pena não? HAHAHA', ela também irá apresentar a vocês seus "amores platônicos" que por ironia se assim posso dizer são lindos, divos... Marcos irá tirar alguns suspiros das leitoras, será por que?... (Estou tentando não contar muitos detalhes do livro para não perder a graça), com a plena convicção você verá que há algo na história no qual irá se identificar... 

Após muitas idas e vindas, após quebrar a cara, após muitas bebedeiras, decepções, coisas do cotidiano, Nina resolve se arriscar e engatar novamente em um relacionamento sério, ao fazer isso a jovem mulher não só leva o namorado mas também vai de brinde os filhos do seu "Eros"...

*Uma lição que pude tirar com o livro é que, temos de nos amar assim como somos, nos valorizar, e que vale a pena se arriscar por aquilo que acreditamos amar, mesmo correndo um alto risco de quebrar a cara. (Meninas de 30 é meu mais novo xodó...)*

Mais informações, ou como comprar basta entrar em contato com a escritora pela página do livro "Meninas de 30 - O Livro"



29 comentários:

  1. Não conhecia o livro e nem a autora Joy, mas gostei da premissa e da mensagem que o livro passa. Sempre o amor próprio.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amor próprio sempre ;) .. Acho super necessário chegarmos ao menos ler nem que seja uma vez na vida livros desse gênero ...

      Beijos~

      Excluir
  2. Não conhecia este livro, ele parece ser bem legal e divertido, está na minha lista de próximas leituras agora.
    Estou participando do sorteio!
    Nome de Seguidora e Facebook: Thállyta Silva

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto o site Mulher de Trinta, mas não conhecia o livro Meninas de Trinta - achei os nomes parecidos. Gostei da resenha e tenho certeza que vou rir e me divertir muito lendo o livro.

    Seguidora e Facebook: Wanessa Ramos

    ResponderExcluir
  4. Participando do sorteio ;)
    Seguidora: Larissa Leal
    Facebook: Larissa Leal

    ResponderExcluir
  5. Seguidora: Brienna Milléo
    Facebook: Brienna Milléo :D

    ResponderExcluir
  6. Participando.
    Seguidora: Sueli C.
    Facebook: Sueli Cobbos

    ResponderExcluir
  7. Seguidora: Maria Dalbeto
    Facebook: Maria Dalbeto

    ResponderExcluir
  8. Face: KATIA EHMKE DA SILVA
    Seguidora: Katia da Silva

    ResponderExcluir
  9. Super participando!
    blauzen09@hotmail.com
    Rosiane Olímpia

    ResponderExcluir
  10. rita Chirito
    ricassiac2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, não conhecia nem a auotra e nem o livro. É muito bom ver novos autores no mercado nacional... Pelo visto esse é um livro leve, gostoso de ler e que nos prenderá a cada página... Com certeza eu quero... Adorei tanto a resenha quanto a entrevista...ficaram exceletnes.
    Sucesso à autora. Bjs

    Participando..espero ganhar!!
    Seguidora GFC: Lininha
    Seguidora Face: Aline Costa
    Email: aline.menininhadedeus@gmail.com
    Twitter: @LineRamosCosta

    ResponderExcluir
  12. Douglas de Lima

    Torcendo Muitoo !!

    ResponderExcluir
  13. Parece ser muito bom. To ansiosa pra ler e conhecer mais a história. Beijos.
    Elizabeth Machado de Salles/ seguidora
    Elizabeth Machado Salles / Facebook
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. O livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!
    Nome de seguidora do blog e no face: Milena Soares
    milena.soares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Nome de seguidora do blog e do facebook é Francisca Elizabete!

    ResponderExcluir
  16. leciteresinha02@gmail.com leci teresinha seguindo

    ResponderExcluir
  17. Nossa ameeieu queroo seguindoooooo Hellennita f.s
    hellenalmenara@hotmail.com
    face: Elenita ferreira santos

    ResponderExcluir
  18. Participando
    Facebook: Maria F Santos

    ResponderExcluir
  19. Facebook: Juliana Polla / Blog: JuPolla

    ResponderExcluir
  20. Seguidora e face: Edileusa Lima

    ResponderExcluir
  21. Seguidora e face: Geime Almeida

    ResponderExcluir
  22. Face e seguidor: Anderson Lima

    ResponderExcluir
  23. Face e seguidora: Cecília BLeite

    ResponderExcluir
  24. nome face e blog; Andrea Conceição

    ResponderExcluir
  25. Face e seguidora Maria Terezinha

    ResponderExcluir
  26. Parece ser ótimo, amei!

    Seguidora e Facebook: Joiceane Leão

    ResponderExcluir