Páginas

Páginas

30/03/2015

RESENHA - Sombras do Medo

Oi gente, hoje venho com uma resenha mais do que especial, é do livro SOMBRAS DO MEDO, da escritora Camila Pelegrini, esse livro me pegou totalmente de surpresa, e vou tentar passar para vocês um geral da história.


Confesso que não sei bem por onde começar com essa resenha haha, quando recebi o livro tive a impressão de ser "só mais uma distopia como todas outras", pelo fato de geralmente muitas terem grandes semelhanças. No início da leitura eu me permiti fazer uma pequena comparação com Jogos Vorazes (quem já leu poderá me entender), vou explicar o motivo:

Em Sombras do Medo somos apresentados aos considerados "Ordinários" que são aqueles que vivem de forma inferior aos "Singulares", e a minha comparação foi que os Ordinários nos faz lembrar um pouco dos "Distritos", e os Singulares nos fazem lembrar da Capital, não pela maneira extravagante de se vestir, mas sim por eles serem considerados superiores aos Ordinários, e terem tudo do bom e do melhor. Mas, acabei sendo pega de surpresa, pois, um dos assuntos relatados era a ESCASSEZ de água, ou seja os ordinários trabalhavam para terem em troca água, naquele tempo raramente chovia, e os recursos naturais já eram quase extintos. 


"Ordinários queriam a sobrevivência. Singulares queriam o mundo para si. Tinham propósitos muito diferentes."

Como protagonista temos Anabele, uma jovem ordinária cheia de determinação sem contar com o enorme coração, ela sempre estava disposta a ajudar o próximo, mas tinha um grande rancor com os singulares, ela  vivia com sua mãe Amanda em uma casa simples, seu melhor amigo era Vicent, ele sempre fora apaixonado pela amiga, mas ela nunca percebeu.

Um jovem e belo forasteiro que era conhecido como Henry, começou a viver entre os ordinários, e em pouco tempo conquistou a confiança de todos, ele era dono de um charme e senso de humor sem igual, isso acabava irritando muito Anabele, mas com o decorrer ela vai sedendo ao charme do rapaz. 


"Entorpecida com as palavras, Anabele só percebeu que não estava sonhando quando sentiu os lábios dele tocarem os seus....Sentia o frio percorrer sua espinha, ao mesmo tempo em que sentia seu coração ser aquecido. Não pensava. Apenas sentia."

Mas o que ela nem imagina é que Henry não é quem ela imagina ser, e descobre da maneira mais complicada e dolorosa que alguém poderia descobrir, em meio a guerra e destruição.
"Era a decepção, o engano, o arrependimento, a vergonha de ter acreditado, de ter se deixado levar por palavras que ofereciam o conforto que não conseguia encontrar de outra maneira."

Como o nome do livro é 'Sombras do Medo', já da para ter uma ideia, em um mundo onde pessoas eram divididas, onde haviam uma mistura de sentimentos ruins, onde o medo falava alto, todas as ações uns contra os outros teria um resultado, e jamais poderíamos imaginar que o nosso maior inimigo, somos nós mesmos. 


"E naquele exato momento, em que se tratava a maior guerra de todos os tempos, aquela que poderia decidir se a raça humana seria finalmente extinta, eles, humanos, ainda não conseguiam enxergar que dependia deles, e somente deles, como a batalha terminaria. Bastava escolher um lado, alimentar somente uma igreja."

O medo, o ódio, a indiferença só alimentava criaturas, que a muito tempo viveram fracas e escondidas, mas cada vez mais que sentimentos ruins crescessem entre as pessoas, mais fortes elas ficavam. E bastava atitudes simples, que acabaria com todo o mal. A explosão de uma enorme muralha não significaria apenas o fim das tão terríveis criaturas, mas significaria um novo começo.


"Na verdade não sabia como não haviam percebido antes. Se a maldade era o que alimentava os Venoms, o que os deixava mais fortes, somente a bondade poderia destruí-los. E o primeiro sinal significativo dela após tanto tempo de divisão egoísta e autoritária fora com a abertura dos portões reunindo finalmente ordinários e singulares, por um motivo: a sobrevivência mútua." 

Para finalizar ao ler Sombras do Medo, podemos ver que muitas coisas retratadas no livro estamos vivendo, como o egoísmo, ódio, indiferença, dentre outros. Também não preservamos o mundo em que vivemos, pois o poluímos, estamos acabando com as árvores, não valorizamos a água que é um dos bens mais valiosos que temos, 'matamos, roubamos uns aos outros'. É realmente uma história surpreendente, que te envolve do início ao fim. Você vai ri, se apaixonar, vai ficar aflito(a), vai sentir um pouco do que os "Ordinários" sentem, vai sentir a emoção crescer a cada página lida, provavelmente prenderá o fôlego em alguns momentos. E no final ficará com a famosa ressaca literária, eu já estou pensando até em reler haha. 

Estou fechando o mês de março com chave de ouro, uma das leituras brasileiras que mais me surpreendi, não somente pela qualidade, mas em como a fantasia misturada com uma dose de realidade pode nos fazer repensar em muitas de nossas atitudes. Não vejo a hora de poder me deleitar com mais obras da escritora Camila Pelegrini.  


Então esta mais do que recomendado Sombras do Medo, e claro ele já virou um dos meus favoritos. 







50 comentários:

  1. Ler resenha é sempre interessante e neste livro "Sombras do Medo" a escritora Camila Pelegrine explora o lado psicológico a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Oi Joice!
    U-A-U, que resenha! Não conhecia o livro e me encantei totalmente pela história. Essa capa é linda e a trama parece ser daquela de encher os olhos, que deixa o leitor vidrado, sem vontade de parar de ler. Vai para a lista de desejados em 3,2,1...
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Suas resenhas tem o poder de despertar dentro de mim uma vontade enorme de ler tal livro que você fala. Agora quero ler esse mas aff, sem dinheiro no momento :( mas ok, vai ir pra minha enorme lista.

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, sempre assim. Muitos livros desejados e pouco dinheiro para comprar, essa é a nossa vida de leitores haha;

      Excluir
  4. Oi Joice!
    Gostei muito da resenha, eu adoro distopias!
    Acho super bacana quando obras nacionais são divulgadas assim, tem muita coisa de qualidade no nosso país! :)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Amei essa estória. Até agora gostei de todas as distopias que li e o gênero vem me chamado a atenção. Depois de ler a resenha me convenceu a ler essa também!
    A premissa está bem atraente, apostaria algumas fichas de que esse livro ainda vai dar o que falar nos blogs!

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  6. Realmente, já no início da resenha eu achei que fosse uma distopia bem comum, mas é mais que interessante retratar sobre a falta de água, acho que esse sim é um futuro bem mais provável, não tão distópico, e que poucos autores abordam. Até mesmo pelo título do livro se imagina algo diferente, sombrio, meio sobrenatural, mas é apenas a pura e triste realidade. E ainda tem uma avalanche de aventuras, adorei!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Ponte de Cristal", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, acho que pelo fato de ter uma certa verdade de um futuro que nos aguarda com a falta de água, que acabei me apegando... Muitas aventuras, é incrível a distopia com um toque de fantasia.

      Excluir
  7. Aiiiii que top.
    Primeira que leio desse livro. E esse livro parece ser minha cara.
    Estou ansiosa. Ameiiiiiii a resenha e essas quotes são lindas.
    Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  8. a história é muito boa,não tinha ouvido falar desse livro ainda e já estou super curiosa para ler New Perspective

    ResponderExcluir
  9. Confesso que estou bem por fora dos livros amiguinha =( ando lendo muito pouco, escola, trabalho, criança, cansa demais. Mas adorei a leitura, assim que eu puder quero comprar pra ler com mais tempo! Parabéns pelo post, muito bem escrito!
    Beijos!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Joice, como vai?
    Adorei a resenha e preciso confessar que há algum tempo estou namorando esse livro.
    Primeiro por motivos de: essa capa é maravilhosa.
    Segundo: porque amo distopias.
    Terceiro: porque só vejo boas resenhas, como as suas.
    A Garcia está de parabéns pelo trabalho que está desenvolvendo junto aos escritores nacionais.
    Beijos ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhosa a capa, amo ela haha, de fato a Garcia está de parabéns pelo trabalho com os escritores nacionais, eu já me apaixonei pelo trabalho deles.

      Excluir
  11. que história interessante e que livro lindo. Adorei.
    não conhecia mas vou logo procurar :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ainda to relendo essa resenha kkk Muito obrigada, Joi. Amei de paixao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, tão maravilhoso o seu livro <3

      Excluir
  13. Adorei a resenha e fiquei com vontade de ler!
    Mais um nacional q parece incrível!
    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha e se lembra jogos vorazes parece ser bom. rs
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não conhecia esse livro, parece ser ótimo! Xoxo' <3
    Não sou uma It | Fanpage

    ResponderExcluir
  16. Estou lendo o livro e sinceramente estou adorando os 4 capítulos lidos até então. Basicamente preciso termina-lo, e irei fazer isso já já! Ainda mais depois desta resenha.

    Beijos,
    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Parece um otimo livro, adorei, beijocas!

    http://yesvaldoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oii
    Primeiramente a capa desse livro é muito bonita e eu gosto de distopias e que bom que essa ter te surpreendido muito. Gostei dele falar sobre a escassez da água e já quero saber mais sobre esse forasteiro que conquistou o coração de todos, já salvei o nome do livro aqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pelo fato do tema tratado acabei me envolvendo tanto com o livro haha; Você vai amar.

      Excluir
  19. Já tinha visto uma resenha desse livro e a nota também foi igual a sua. Fiquei com vontade de ler. Adoro o gênero. E estou cada vez mais me surpreendendo com a literatura nacional.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Esse livro parece ser fantástico! A capa, o tema abordado, sua resenha <3
    To morrendo de vontade de ler!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Joice,
    A história é muito boa, quem sabe ganha alguma adaptação para o cinema?
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  22. Oiii Joice, tudo bem??? Eu sou parceira da autora e esse livro é uma das minhas próximas leituras =D Que om que você gostou tanto e acho que eu também vou adorar :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oiii, não tinha visto falar nese livro, mas andei dando uma pesquisada no Skoob e gostei bastante da sinopse do livro, kk, espero poder ler um dia
    Bjks

    Passa No Blog: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Legal a resenha, parece ser bem legal a história, e interessante a sua comparação com Jogos Vorazes :)
    Bjs

    Diva de Brechó

    ResponderExcluir
  25. Oooi,

    Eu recebi esse livro de parceria e estou lendo no momento. Confesso que no inicio não fiquei tão envolvida na história, mas estou adorando as partes finais. Espero terminar logo.
    Achei linda sua resenha e espero ficar com o mesmo sentimento.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  26. Oooi,

    Eu recebi esse livro de parceria e estou lendo no momento. Confesso que no inicio não fiquei tão envolvida na história, mas estou adorando as partes finais. Espero terminar logo.
    Achei linda sua resenha e espero ficar com o mesmo sentimento.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De início creio que seja assim mesmo, mas depois que a história vai se desenvolvendo tudo vai se tornando cada vez mais emocionante haha.

      Beijos;

      Excluir
  27. Olá, não tenho costume de ler mas me parece ser um bom livro.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  28. Oi Joice!
    Que capa liiiiinda! E é distopia *--------------*
    Meu amor por esse livro já está crescendo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Joice, oi! Tudo bem?

    Faz tempo que não venho aqui *-* Adorei a resenha! Por meio do Tony, do Tony Lucas Blog, eu já conhecia o livro e sabia que se tratava de uma distopia nacional, mas não sabia dessa amplicidade toda com a qual você a detalhou *-

    Estou definitivamente louco para ler esse livro! Amo distopias desde que li Jogos Vorazes e entendo sua comparação com o mesmo no começo da resenha....

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Nossa, eu adorei o livro, e parece uma distopia bem diferente das demais, ainda mais por não fugir tanto da nossa realidade... A escassez de água é um tema que deve ter sido muito bem tratado nesse livro. Estou louca pra ler!

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  31. Oie Joice =)

    Não conhecia o livro, mas acho legal quando o autor consegue em sua obra abordar temas que de certo modo fazem parte de nosso cotidiano. Premissa bem interessante, fiquei curiosa!

    Beijos e uma Feliz Páscoa;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  32. Já tinha visto a capa, que me conquistou completamente! E ver essa resenha mega positiva só me incentiva a comprá-lo e lê-lo o mais breve possível! :D
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  33. adorei conhecer esse livro , vou ver se acho ele por aqui ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. *o* Esse livro parece ser muito interessante, sua resenha me deixou curiosa para lê-lo! Parece ser realmente bem bom. haha
    Beijão
    Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  35. Olá, Joice.
    Acho que nunca li uma distopia onde a questão da falta de água é tratada com tanto enfoque. Então, logicamente, me interessei pela obra. Até porque adoro distopias.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  36. Olá, Joice.

    É tão bom quando começamos uma leitura sem esperar muita coisa e depois nos surpreendemos. Eu fiquei bem curiosa aqui com esse universo que a autora criou. Essa falta de água é uma coisa que em breve vai estar bem presente em nossa vida. Quero ler esse livro.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Top Comentarista - After 1 e 2

    ResponderExcluir
  37. Confesso que quando vi o livro não imaginei que era de uma autora nacional. A capa é muito linda *-* Gostei muito da resenha, leria com certeza.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi Joice, tudo bem contigo ???
    Adorei, adorei, adorei a sua resenha. Realmente, alguns aspectos da história nos lembram um pouco de Jogos Vorazes, mas acho que é meio inevitável comparar uma série, ou um livro com outro né ?! Desde que as comparações sejam saudáveis, é até legal comparar as semelhanças e diferenças de uma história com outra !!!
    Essa história parece ser muito boa, gostei do fato de que a forma como a autora escreveu e criou esse mundo e suas características remete muito ao nosso próprio mundo !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  39. Putz, jurei que seria uma história legal e ai metem uns romances no meio HSIUHAUISHUIAHUIHAUHS

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  40. Não conhecia o livro, mas que interessante! Amei a resenha, me fez querer ler ele haha

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  41. Olá Joice,
    Estou em busca de escritores nacionais haha... Quero valorizar mais os livros do nossa país, afinal, temos muitos escritores ótimos que são pouco reconhecidos...
    Estou muito ansiosa para ler o livro, ja está na minha lista de desejados e com certeza eu lerei ele em breve ^^
    Beijos, adorei a resenha <3
    www.livrandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai adorar, os nacionais andam me conquistando pela qualidade haha;

      Beijos;

      Excluir
  42. Oii
    E mais uma resenha positiva que leio desse livro, estou muito curiosa para ler todas as resenhas que li foram positivas e parece ser uma distopia incrível eu quero saber mais sobre esse estranho que aparece.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir