Páginas

Páginas

12/11/2014

RESENHA - Crônicas românticas e outras histórias

O blog andava um pouco parado de resenhas, mas estou voltando a ativa, e hoje estou trazendo a resenha de um livro no qual adorei, é uma leitura gostosa e muito rápida. Muito rápida mesmo, tipo eu finalizei em mais ou menos meia horinha (então por que não postou antes a resenha? Porque eu estava naquela tenção pré-enem, e estou a todo vapor já que finalmente passou \õ/) 
Crônicas românticas e outras histórias, é da querida escritora Talita Facco, é muito bem escrito todas a histórias, como mencionei acima é bem pequeno, só 70 páginas, porém página por páginas você se permite viver algo novo e diferente. São histórias fofas e apaixonantes, super recomendo para quem está afim de começar a semana com o astral lá em cima. É a minha primeira vez que resenho Crônicas aqui no blog, e espero que o que foi sentido por mim ao ler, eu possa estar demonstrando um pouco aqui para vocês.

SINOPSE: Crônicas românticas e outras histórias reúne dez textos sobre o cotidiano de casais e adolescentes em diversos momentos do ano.

As quatro primeiras crônicas são sobre um casal recém-casado passando pelas estações do ano, e pelas situações mais inesperadas, como a mudança para um bairro no subúrbio de Londres, intriga com os vizinhos e pequenas discussões que ocorrem na madrugada. As outras histórias, narram o cotidiano de personagens vivendo as datas comemorativas mais importantes como Dia das Mães e Dia dos Pais, com pequenas discussões familiares e festas com amigos que terminam no ano novo.

Tudo isso com uma linguagem super jovial e cotidiana leva a nos identificarmos com os acontecimentos das histórias e com seus personagens.


RESENHA: Começa com as estações, onde é contada a história de um jovem casal apaixonado de Londres, no qual começam a formar uma família, e em busca de tranquilidade para o futuro membro que viria, se mudam para um lugar mais tranquilos, onde têm os típicos vizinhos curiosos, que tinham como objetivo de convidar os novos moradores do lugar a fazerem parte da Associação de Moradores do Bairro. (Nessa parte o que mais gostei, é que a cada estação a Talita, trazia um contexto mais fofo sobre o casal Rachel e Peter Smith).

Como sequência temos as datas comemorativas, de inicial "O dia das mães", onde o filho de 19 anos que tem problemas com a mãe, se junta com a irmãzinha mais nova para fazer uma surpresa nesse dia tão especial para a mulher. (A Mila é uma fofinha, e muito esperta, da sua maneira ela tentava ajudar a todos).

Depois temos "O dia dos namorados" onde Jeny acaba presenciando uma cena de seu namorado Vinicius com outras, mas tudo não passava de equívoco e de armações da parte alheia, porém quando tudo é esclarecido novamente temos uma explosão de arco-íris, quando Vinicius resolve assumir para toda a Universidade o relacionamento dos dois.

Na parte "Páscoa" somos apresentados a realidade do capitalismo, e as tentações do chocolate, mesmo sabendo que o real significado da coisa não se resume a: coelhos, e muito chocolate. Sempre temos a necessidade de comprar/ganhar aquele ovo de páscoa certo? haha',

"Dia dos pais", nesse eu super me identifiquei, onde como tema temos "Um pai é sempre difícil de agradar", onde uma filha conta a história do quão complicado é encontrar um presente que agrade a seu pai. (Todos os anos fico garrana nessa situação, nunca sei o que dar pro meu pai. Por que tão complicado?). Mas por fim, ela escolhe algo totalmente diferente, e finalmente acerta no presente.

"Natal" umas das minhas datas preferidas, como história temos outro casal apaixonado, onde Joanne é uma grande fã de neve (eu também sou uma louca por neve haha), e Jeferson seu companheiro, que no natal como presente lhe da um colar com um floco de neve, assim aonde ela fosse ela levaria consigo aquilo que tanto gostava. Já ela o surpreende ainda mais, com a notícia que daqui a 9 meses teria um mulecote correndo pela casa.

E finalizando temos "Ano Novo", algo que sempre acontece em nossas vidas que é o começo de um novo ano, vida nova (sou uma apaixonada pelo Ano Novo, família reunida, enquanto lia essa passagem no livro, veio em minha cabeça todos os anos no qual passei na virada com amigos e família, a contagem regressiva, todas as coisas desejadas, realmente foi muito bom ler CRÔNICAS ROMÂNTICAS E OUTRAS HISTÓRIAS, porque me lembrei de inúmeras coisas vividas, e assim como eu pude me identificar e lembrar de momentos, que vocês também tenham a oportunidade de passar por tal coisa).


6 comentários:

  1. Amei Joice!!! Muito obrigada! beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii linda!
    awn Londres <3 Que fofa essa capa, o livro deve ser bom *---*
    Fique com Deus! - Doce Literário
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Crônicas são sempre muito boas. Gosto bastante delas relacionadas ao humor. Rsrs

    eaijl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Achei muito meloso, rsrs. O único que li de crônicas foi o Depois dos Quinze, que eu amei.
    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Joi!
    Que fofo, adorei a indicação e parabéns pela resenha. ( deu vontade de ler agora ) rsrs.
    obs: Indiquei o Intoxicado por livros em um tag.

    bju's Ju.

    Visite:Tão Bom Quanto Pizza

    ResponderExcluir
  6. Oi Joi, adorei a indicação, adoro chegar aqui e me deparar sempre com um novo cantinho hehehe

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir