Páginas

Páginas

30/09/2014

RESENHA - Zylgor: A Princesa das Águas

Demorei mas aqui estou, hoje trazendo nada mais nada menos que a resenha do livro Zylgor: A Princesa das Águas, da querida escritora Lu Evans, que além de ser nota 10, foi super paciente comigo, além de viajar, provas, trabalhos, evento... eu sou bem lerda para ler eBooks, haha (não sou tão enrolada assim, é que tudo acabou acontecendo um seguido do outro...) Mas voltando ao foco, é uma leitura agradável, eu pode viajar no mundo mágico de Zylgor, me apaixonei pelos personagens que são um tanto cativantes, e assim como me apaixonei pela história, espero que vocês tenham a oportunidade de se apaixonar também. 


Sou apaixonada por mundos mágicos, que fogem da nossa realidade atual, dos padrões, estilos, etc... 



ENTREVISTA




O que te inspirou na criação da história?
Foi o filme A História Sem Fim cujo roteiro se baseou no livro de Michael Ende. O apelo visual do filme e a história em si me despertaram a vontade de escrever algo no mesmo gênero. Agora planejo ler o livro, que comprei poucas semanas atrás.


Se baseou em algo ou alguém para criar os personagens?
Não que as pessoas não sejam interessantes, mas nunca encontrei alguém que me influenciasse na criação de um personagem. Talvez, inconscientemente, sim, eu tenha pego um característica física dessa pessoa e um aspecto psicológico daquela outra, etc, mas de forma intencional, nunca.

Qual reação pretende causar ao leitor?
Como leitora, não gosto de ser mera observadora. Os melhores livros que já li foram aqueles nos quais me envolvi na trama ou me senti muito próxima de um determinado personagem. Por isso tentei construir situações e personagens que puxassem o leitor para dentro da história. Claro que isso não acontece com todos os leitores, mas fico muito feliz cada vez que alguém diz que experimentou essa sensação durante a leitura.

Tem muitos projetos pela frente?
Assim que eu concluir esse projeto de Zylgor, vou dizer adeus aos personagens e aquele mundo que criei e passar a escrever ficção científica.

Até que ponto pretende chegar com os livros?
A série será encerrada no quarto volume. Traduzir tudo para o inglês também está nos meus planos.

Como lidas com as críticas, elas sendo positivas ou negativas?
“Críticas” são bem vindas porque me ajudam a melhorar a obra. Já disseram, por exemplo, que meus parágrafos eram grandes. O que eu fiz? Determinei um número limite de linhas para cada parágrafo e saí quebrando tudo em parágrafos menores. Outra pessoa me falou que a capa é linda, mas é meio infantil para o texto. Analisei e vi que uma capa mais dinâmica seria mais interessante e chamaria mais a atenção. Então já conversei com o ilustrador para fazer outra.
Quanto à chamada crítica negativa, essa não passa de um tentativa de diminuir seu trabalho, e é, na maior parte das vezes, feita por uma pessoa tão negativa quanto a própria crítica. Não vale de nada, não ajuda em nada, e, portanto, não deve ser levada em consideração.


Agradeço ao blog por essa maravilhosa oportunidade de entrar em contato com seus leitores.


SINOPSE: A vida de Cã vira de cabeça para baixo quando um espírito de chuva o conduz a um portal mágico pelo qual ele atravessa para um exótico mundo chamado Zylgor. E para encontrar uma nova passagem de volta para casa, ele tem que participar de uma arriscada jornada. 
Ambientada em um mundo muito diferente do nosso, a história aborda o mito do herói, apresentando Cã, o protagonista, como uma projeção da condição humana no que diz respeito a sua complexidade psicológica, social e ética. Ao mesmo tempo, esse personagem transcende a condição do homem comum, pois representa virtudes que todos nós desejamos alcançar.


RESENHA: Cã (ele recebe esse nome de um gnomo chamado Mu, o sábio. Mu achava o nome do garoto estranho de mais haha',) é uma menino órfão de 15 anos de idade.  Em uma noite chuvosa ele cai no sono enquanto lia um livro, e é acordado por fortes barulhos causados pelos rais, e como se algo o chamasse para a tempestade, ele se depara com o que parece ser o espirito da chuva. Ele é conduzido até um bosque, onde tudo parecia ser azul, até então ele estava um pouco confuso sobre o que havia acontecido com ele, mas aos poucos começa a se lembrar. Cã foi destinada a levar para Zylgor uma preciosa caixa que ele não sabe qual o seu conteúdo, ele não poderia abrir em hipótese alguma a tal caixa misteriosa. 

Em sua jornada Cã terá que confiar em 3 pequenos gnomos: Mu, o sábio; Vu, o guerreiro e Zu, o pacífico (adorei o Zu, não sei bem o porquê, ele é muito fofinho, medroso, rechonchudinho...). A princesa Lílat era filha da rainha Hamena, ela foi entregue aos cuidados dos gnomos quando Hamena foi forçada a fugir para o planeta terra. Lílat, tinha uma beleza fora do comum, era alta, magra, tinha olhos enormes como lagos violetas, seus longos cabelos como seda, com suaves cachos lilases, mesclado com cachos tão dourados quanto o sol. 



Enfurecido com uma conversa que Cã acaba escutando da princesa com os gnomos, ele resolve abrir a caixinha mágica, e uma pedrinha como as que Lílat tem em sua testa, o jovem acaba "ganhando"uma também (tais pedrinhas essas eram cristais elementais, em um total eram 4, criados pelas deusas-irmãs, poderia tentar retirar o(s) cristais, porém apenas as deusas que decidiriam qual era o momento certo para "tirá-los"), sem conseguir entender o que aconteceu. Todos ficam surpresos, Mu desconfia que o garoto vem de uma linhagem "especial" (tipo a princesa, no caso ele seria o príncipe hahaha') se assim posso dizer, pois poucos eram concebidos a ter tais pedrinhas, que tinham poder.

O cristal que foi concebido a Cã é do elemento terra, no decorrer da história o rapaz começa a ter a respostas que tanto procurava. 
A rainha Hamena, perdeu o trono após o falecimento do rei, e durante uma batalha que traçava com os seres das trevas, Hamena passou os cristais ar, fogo, e água para sua filha, a rainha acaba perdendo seu anel supremo, assim ela foi obrigada a se refugir "em nosso planeta". 


Daimons, ele não se parecia com nenhum tipo de raça já conhecida, a pela de uma brancura fantasmagórica, ele tinha uma aparência considerada "exótica", mas ele poderia ser considerado como belo e charmoso (sim, de uma maneira estranha, mas ele era haha), pelo incrível que pareça. Ele é tal vilão, que usurpou o trono, e tinha em sobre seu controle o anel supremo, que reluzia num circulo de luz fria e opaca. 
Runomos, eram como os gnomos, porém eram bem maiores que os pequenos. Daimons tinha os runomos como prisioneiros, porque lhe era conveniente tê-los, eles eram muito habilidosos, e qualquer desobediência da parte deles, poderia levá-los a extinção. (Apesar de Daimons ser o vilão e tudo mais, eu até que gostei dele, coisa que geralmente não acontece comigo haha). Os Hidronomos eram gnomos aquáticos, eram menores que os gnomos do bosque, e no lugar de pelos tinham escamas. 




- Cã e Lílat passaram por muitos momentos em apuros, alguns acontecimento fiquei bem assim "chateada", mas gostei bastante do livro, a todo momento fui surpreendida, a cada capítulo terminado ficava aquele famoso gostinho de "quero mais", vou parando aqui com a resenha para não soltar SPOILER, está super recomendado Zylgor (confesso que não sei pronunciar alguns nomes/palavras citadas no livro, isso acontece com frequência com a minha pessoa haha) O que mais gostei é a maneira de como a escritora conseguiu criar o seu próprio mundo.

                                                                                                  

5 comentários:

  1. Faz um tempinho que conheci a obra da autora, mas na época a autora não podia disponibilizar a obra, me parece ser ótimo e as ilustrações aso lindas!

    Espero ainda ter a oportunidade de ler!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fascinante só isso que digo haha, RECOMENDADO !!

      Beijos

      Excluir
    2. Estante diagonal, me diga um email para o qual eu deva enviar o ebook para que vocês façam a resenha.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Os personagens são tão magnificos :D

    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são de mais, eu estou "in love" com eles haha

      beijos

      Excluir