Páginas

Páginas

21/09/2014

RESENHA - UMA MULHER, UM HOMEM, um drink

Após uma semana sem postar nada no blog, estou de volta com mais uma resenha, se um livro no qual amei de coração...

 É uma história muito bem escrita, divertida e que irá te fazer dar muitas gargalhadas. –Eu não consegui parar de ler, é uma história na qual eu recomendaria para todos os tipos de pessoas, não sei dizer qual das três histórias que acontecem em uma única noite eu mais gostei, o tempo todo, a escritora conseguiu me surpreender com os diversos acontecimentos, coisas que jamais imaginei que aconteceria no livro acontece, ela conseguiu me deixar de boca aberta de assim posso dizer haha... Tentei me controlar com o spoiler. TENTEI !!!
Agora vocês conferem uma pequena entrevista que fizemos com a escritora, e logo em seguida a resenha.

Gostaria de agradecer também a querida da Carolina Drago, que foi super atenciosa comigo, e o tempo todo repassou meus emails para a Natalia, que é outra fofa.


ENTREVISTA

O que te inspirou na criação da história?
Na verdade, em nada específico. Quando eu comecei a escrever, era um período em que eu estava viajando muito a trabalho, então o aeroporto foi o primeiro cenário que me veio a cabeça. E a questão das três histórias foi algo em que eu sempre pensei. Afinal, todos temos que tomar diversas decisões importantes todos os dias, seja em relação à vida profissional ou à pessoal, e eu sempre me peguei pensando em como minha vida seria se eu não tivesse decidido desta ou daquela forma. Se eu teria a mesma vida, o mesmo marido, a mesma filha. Então eu quis escrever uma história em que a vida da personagem mudaria dependendo de uma decisão que ela tomasse. Ou não.


Se baseou em algo ou alguém para criar os personagens?
Cada personagem é meio que um mosaico de várias pessoas que eu conheço, amigos ou pessoas simplesmente que já cruzaram o meu caminho. E é claro que todos eles também têm um pouquinho de mim também.
Qual reação pretende causar ao leitor?
Em primeiro lugar, eu quero que as pessoas se divirtam com o livro. Que elas deem boas risadas e se sintam bem com elas mesmas no momento da leitura. E para algumas delas provavelmente só será isso mesmo. Mas, se algumas,depois da leitura, pararem pra refletir sobre suas vidas e sobre como as decisões que tomaram em alguns momentos influenciou o seu destino, com certeza eu ficaria feliz.
Tem muitos projetos pela frente?
Muitos projetos e pouco tempo, infelizmente. Já estou com um outro livro praticamente pronto, mas faltando alguns ajustes ainda, e ideias para pelo menos mais uns três livros na cabeça. Precisava realmente de um dia com 48 horas.
Até que ponto pretende chegar com os livros?
Não tenho muitas pretensões. Eu escrevo porque eu realmente amo escrever. E vou continuar escrevendo enquanto tiver inspiração e enquanto as pessoas estiverem lendo e gostando. Sempre um dia atrás do outro. E vamos ver aonde isso vai dar.
Como lidas com as críticas, elas sendo positivas ou negativas?
Eu vibro com cada resenha, cada comentário, porque para o autor o mais importante de tudo é ser lido. É muito bom. Fico muito feliz com as críticas positivas, mas sei que nada no mundo pode agradar a todos e que as pessoas são todas diferentes, então sempre vai ter quem não goste de algum aspecto do livro ou mesmo dele todo. Eu gosto de críticas, mesmo negativas, desde que elas sejam fundamentadas e que me mostremo caminho de como melhorar. 

SINOPSE: Paula é uma psicóloga carioca que seleciona funcionários para telemarketing e conduz profundas pesquisas sobre marcas de margarinas e finais de novelas. Ricardo é um ex- marqueteiro que um dia desistiu de tudo para ser um feliz professor. Uma tarde, eles se encontram em uma noite quente de pré-carnaval no apinhado bar do aeroporto da cidade da garoa. Ricardo olha Paula, Paula não vê Ricardo. Ricardo oferece um drink àquela estranha que destoa de todo o cenário apressado e estressado paulista. E a partir daí, três histórias se desenrolam. Histórias que acontecem naquela única noite e que se alternam entre restaurantes da moda, casas de suingue, escolas de samba, e taxis.  A partir daquele drink, as vidas de ambos e de todos que os cercam – o noivo, a melhor amiga, um garçom e mesmo um bebê vão ser postas à prova por um golpe do destino.


RESENHA
Na primeira história: Como cenário inicial temos Paula que chegava ao aeroporto com sua rotina corrida, além de trabalhar muito ela não gostava de seu trabalho, e muito menos de onde trabalhava, ela era aquele tipo de mulher independente e orgulhosa. Fernando até então seu “namorido” que ganhava um bom salário que dava para os dois viver bem.
Ela já havia se decidido, ela pediria demissão, ela voltaria para a sua cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro.  Laura era sua amiga loura, bem piradinha, elas se conheceram aos doze anos de idade, Laura tinha se mudado para seu prédio assim que seus pais se separaram...
Com toda a calma do mundo, Paula cruzou o saguão do aeroporto como se passeasse no calçadão de Copacabana. Passos lentos buscando provocar os ocupados e os apressados, já que a rotina de quem estava lá era corrida, ela vai até no bar, se senta pede uma água mineral, sem gás, toda relaxada na cadeira (como poderia ela estar tão calma e relaxada em um lugar onde só se tem correria?).

Ricardo tinha chegado adiantado no aeroporto, ele já tinha sido avisado sobre o transito de São Paulo, e resolveu não arriscar se atrasar, ele tinha cursado administração com ênfase em marketing.  De inicio não era fã de seu emprego, até que então se tornou professor universitário. Enquanto esperava seu voo, no qual ainda demoraria um pouco se deparou com uma cena nada comum na rotina dos paulistas: “Lia sua revista calmamente, cabeça apoiada na poltrona. Sua postura em nada combinava com o ambiente elétrico do aeroporto. Parecia alguém bem resolvido, relaxado, tranquilo. De bem consigo mesma e com a vida. Há quanto tempo não azarava alguém?” p.23

“O Rapaz ali do bar está te oferecendo um drink.” Paula chega pensar em ligar para seus melhores amigos, Laura ou Murilo para saber o que fazer em tal situação, mas resolve não ligar e muito menos em aceitar o drink, já que até então estava decidida a ficar com Fernando. Para não ceder a tentação de tomar um drink com o belo homem, de costas largas, resolve trocar a passagem do seu voo para um horário mais cedo.

Assim que Paula chega ao Rio, e está decidida a contar para Fernando que pedira demissão, sua amiga Laura aparece praticamente implorando para que a amiga a acompanha em um jantar, ela iria conhecer mais um pretendente... E chegando no, tal restaurante chique, o bendito pretendente era nada mais e nada menos que Ricardo (o costas largas), ambos ficam surpresos, mas não demonstram se conhecerem...

No desenvolver Fernando demonstra ser um “cretino” (não aquele cretino traidor, mas sim aquele cretino, cretino... Digamos que ele vive na TPM, a Paula resolve simplesmente largar de tudo, para começar uma vida ao lado dele, e ele simplesmente pede um tempo...). Ricardo um verdadeiro fofo, super preocupado com a sua melhor amiga Maria, pelos amigos ele é capaz de fazer qualquer coisa, os amigos para ele é como se fosse uma família na qual você pode escolher.

Segunda História: Paula resolve aceitar o drink, na verdade pede um refrigerante, e daí inicia um papo com Ricardo no barzinho do aeroporto, sua melhor amiga é uma traidora, seu namorido é um canalha (sabe o Fernando que só quer saber de com-pro-mis-so? Haha). Diferente da primeira história em que Ricardo junto com Paula que vigiam o marido de sua melhor amiga Maria (ele queria saber se Fred traia a mulher, que estaria esperando um filho...), ele resolve ajudar Laura ir atrás de Paula, estaria ai novamente o destino colaborando com eles?

Ela acaba perdoando a traição de sua amiga, e como na primeira parte temos como final, Paula e Ricardo juntos... (OPS mais um spoiler, confesso que achei bem fofo o final... E se ela não tivesse aceito o tal drink que ele oferecera? E se ela tivesse mudado o horário do seu voo, teria eles se encontrado novamente?) SIM. CARMA.

Terceira História: Nessa ultima parte do livro finalmente Paula aceita um drink de Ricardo no bar do aeroporto, mas não fica apenas em um... Na conversa em que eles têm por causa dos goles a mais que ela tomou, ela fica mais “solta” e ambos se conhecem melhor, e veem que têm muitas coisas em comum, como por exemplo, o gosto pela leitura. Ela não muda o seu horário de voo, mas conversa vai conversa vem e quando ela percebe já tinha perdido o seu avião, e já estava muito em cima da hora para ele também pegar o voo... PAAAAM, supostos terroristas resolvem “tocar o terror” no barzinho, mas na verdade não passavam de loucos, coisas inusitadas acontecem. E lá estava novamente o destino contribuindo com eles, seja qual fosse à escolha da ruiva/morena, aceitar ou não o drink, o destino daria um jeito de uni-los, mesmo alterando os acontecimentos, SIM eles acabariam juntos. CARMA.

* Eu fiquei com o final tipo, impressionada, a escritora conseguiu mostrar que a história deles não começou apenas no barzinho do aeroporto, vinha muito antes disso. É uma ótima leitura para todos. *



10 comentários:

  1. Oi querida!!! Nossa que capa show! adorei hahaha adorei sua resenha e fiquei bem curiosa, anotei o nome mas ando com tanta coisa para ler inclusive de parceiros que vai ficar para depois!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, obrigada Joi, está super recomendado, eu te entendo bem, também ando com muita coisa para ler, mas acho que tu vai gostar dele..

      Beijos

      Excluir
  2. Ainda não conhecia esse livro, achei sua resenha impecável e fiquei morrendo de curiosidade em ler
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Mariana, muito obrigada !! É muito bom ele, uma ótima leitura

      Beijos

      Excluir
  3. Olá! Tudo bem?
    Adorei a premissa do livro e a resenha!
    Parece leve e divertido. Leria, com certeza. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Priih, tudo ótimo obrigada ;)
      O livro é realmente muito divertido !! Super recomendado;

      Beijos

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, gostei da entrevista ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O livro está na fila de espera para as próximas leituras e eu estou mais interessado ainda pela leitura e achei a sua resenha ótima Joy!! :D

    BEIJINHOS;
    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vitrola, ficarei de olho para saber o que achou dele;

      Beijos

      Excluir